A fibra óptica é uma tecnologia que visa proporcionar a melhor experiência de navegação aos usuários.
Apesar de muitas pessoas já conhecerem essa tecnologia, existem alguns mitos que ainda rodam por aí em questão de qualidade, segurança, etc.
Pensando em maneiras de te ajudar, hoje nós trouxemos 5 mitos e verdades para esclarecer de uma vez por todas como essa tecnologia funciona. Vamos lá? ?
1. A instalação da fibra óptica é mais complexa. | MITO
Esse mito passou a existir quando a fibra óptica era uma novidade desconhecida. Naquela época, as conexões eram de fato mais complexas e acabavam demandando mais especialização do que atualmente.
Com o passar do tempo, a tecnologia passou por muitas atualizações, o que resultou em conexões mais práticas e ágeis.
Além disso, o peso e diâmetro são menores, o que permite maior facilidade na instalação.
2. É uma tecnologia impossível de hackear. | MITO
Esse mito se deu por conta de as conexões de cobre permitirem a captação de sinais eletromagnéticos, possibilitando assim o acesso às informações transmitidas. O que não acontece com as conexões de fibra óptica, pois elas mantêm os sinais dentro dos cabos sob qualquer cenário.
Entretanto, ainda com essa segurança, as instalações que utilizam fibra óptica podem ser invadidas por hackers.
3. Entre suas qualidades, está sua segurança e eficiência. | VERDADE
Além de serem mais seguros do que os cabos tradicionais, que são compostos de cobre, eles não superaquecem, o que gera um menor risco de incêndio.
Além disso, sua eficiência também está ligada ao fato de não serem afetados por ventos fortes, chuvas e outras questões ambientais, possibilitando um tráfego de dados com menor degradação da própria estrutura.
4. A internet por fibra óptica não sofre com interferências eletromagnéticas. | VERDADE
Os materiais que integram o revestimento da fibra óptica dão mais resistência à deterioração do que os tradicionais.
Outro ponto importante é que a fibra óptica não deixa escapar sinais eletromagnéticos para o meio externo, além de não transmitirem dados com eletricidade, tendo o núcleo de vidro protegido por materiais isolantes.
5. Os cabos costumam ser mais frágeis devido ao material ser vidro. | MITO
Por ser de vidro, muitas pessoas relacionam isso a qualidade do material, julgando ser mais frágil. Mas é aí que as pessoas se enganam.
O vidro dos cabos da fibra óptica são compostos por sílica ultrapura, o que significa altíssima resistência a pressão e temperaturas pouco amigáveis.
Sua resistência à tração, por exemplo, é superior a 42 t/cm², que inclusive é maior do que a dos cabos tradicionalmente empregados.
Além disso, os cabos de fibra óptica possuem uma proteção extra contra danos que é o Kevlar no revestimento, conferindo uma resistência superior à do aço.